Negócios

5 lições de empreendedorismo que você só aprende do jeito difícil

Postado por Mandaê

Atualizado em março 16, 2022 por Nuvemshop Acesso

Há lições na vida que por mais que você as escute de várias pessoas, realmente só são absorvidas quando você finalmente as vivencia na pele. Essa regra também vale para aquelas lições de empreendedorismo: você abre seu negócio e empreendedores mais maduros e com carreiras mais longas irão aparecer com os mais diversos conselhos. Você irá ignorar alguns e desconfiar de outros. Outros você irá colocar em prática, mas muitos você irá aprender com o tempo e vivenciando você mesmo.

O site da revista americana Entrepreneur listou cinco dessas lições que você acaba aprendendo do jeito difícil. Confiram:

1. Você não sabe de tudo

Todo mundo que começa uma empresa, e principalmente os empreendedores mais jovens, acham que sabem tudo o que é preciso para conquistar o sucesso, por isso desconsideram a opinião e conselhos de quem começou antes deles. Claro que errar é uma forma de aprender, mas estar disposto a pelo menos ouvir e ponderar as dicas de pessoas mais experientes já é um começo.

2. Não desperdice dinheiro com bens materiais

Com o sucesso da sua empresa, você terá dinheiro para comprar todas aquelas coisas que você sonhou: uma casa, carro, roupas e tudo do bom e do melhor. Mas com o tempo você perceberá que o que fará a diferença mesmo são as experiências e não as coisas materiais. Invista seu capital em viagens, boas ações, projetos revolucionários, ideias interessantes e até em outras empresas.

3. Escolhe bem quem faz parte da sua vida

Uma hora você irá perceber que algumas pessoas serão benéficas para o crescimento da sua empresa e outras serão uma fonte de pessimismo e negatividade. Você precisa observar e avaliar bem quem você quer que permaneça durante o crescimento do seu negócio.

4. Mantenha-se humilde

O sucesso pode ser a energia que você precisa para continuar em frente ou pode subir a sua cabeça e te tornar uma pessoa repelente. Se você se torna alguém que fica contando vantagem, cheio de arrogância, com certeza vai afastar as pessoas.

5. Aceite aquilo que te torna único

Muito empreendedores iniciantes gastam uma quantidade enorme de energia tentando ser quem eles não são, seja para impressionar, seja para conseguir algo de que eles precisam para crescer junto com sua empresa. Mas no final o que realmente importa, e o que vai fazer a diferença no futuro é aquilo que te torna único.

Gostou? Compartilhe!