6 estratégias de controle financeiro para e-commerce
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro deve faturar R$169,5 bilhões em 2022, o que representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
Mesmo com números tão animadores, muitos empreendedores não conseguem alcançar grandes resultados por dificuldades em fazer a gestão do e-commerce de forma eficiente, especialmente, quando o assunto é controle financeiro.
Afinal, para crescer – e permanecer no mercado – é preciso ter atenção ao planejamento financeiro, definir uma margem de lucro adequada, cuidar do fluxo de caixa, da gestão fiscal e de muitos outros processos.
A gente sabe que fazer tudo isso pode ser desafiador e, para te ajudar, preparamos este conteúdo. Aqui você vai conhecer 6 estratégias de controle financeiro para e-commerce que vão te ajudar a manter e impulsionar o seu negócio. Vamos lá?!
- Fique atento ao fluxo de caixa
O primeiro item da lista não poderia ser diferente: fluxo de caixa.
Ele é a base do controle financeiro para e-commerce e pode ser definido como o registro de todas as movimentações financeiras que acontecem durante o mês (ou período).
É por meio do fluxo de caixa que o empreendedor consegue avaliar e conhecer a saúde financeira do e-commerce, sendo capaz de identificar se a empresa está indo bem ou se precisa mudar algumas estratégias.
Além disso, o fluxo de caixa evidencia quais gastos podem ser cortados, mostra se a margem de lucro realmente está boa e identifica problemas financeiros logo de início, enquanto eles ainda podem ser resolvidos.
- Faça um planejamento financeiro
Com o fluxo de caixa pronto, você poderá criar o planejamento financeiro da sua empresa para destacar o seu negócio na internet.
Nesta etapa, você vai avaliar o que precisa ser melhorado, quais são as despesas que podem ser cortadas, quais são as vendas que possuem maior margem de lucro, além de planejar as metas e definir os indicadores.
Para aprender mais sobre o assunto leia o conteúdo completo sobre como fazer o planejamento financeiro ou aproveite para baixar um modelo completo (com planilha) de planejamento financeiro para e-commerce.
- Estude os meios de pagamento
Não é novidade dizer que todo e-commerce precisa de um gateway de pagamento e que ele influencia diretamente nas vendas e na lucratividade do negócio.
Então, uma das estratégias de controle financeiro para e-commerce é estudar os meios de pagamento que existem e avaliar se o seu está fazendo sentido.
Afinal, o meio de pagamento precisa ser seguro, estável e fácil de usar. Do contrário, você pode perder vendas porque o sistema está fora do ar ou porque ele não é intuitivo para o cliente (o que gera muitos carrinhos abandonados).
Além disso, é preciso considerar as taxas e os prazos de recebimento, uma vez que eles interferem diretamente no seu lucro e capital de giro.
Nessa mesma linha, não se esqueça de conferir se é possível antecipar as vendas a prazo e, se sim, qual será a taxa cobrada.
- Realize o controle fiscal adequado
Outra estratégia de controle financeiro para e-commerce é realizar adequadamente o controle fiscal da sua empresa.
Para isso, é preciso acompanhar os tributos, entender qual é o melhor regime para a sua empresa e realizar o pagamento dos impostos em dia.
Também é fundamental realizar a emissão de todas as notas fiscais e não realizar a omissão de nenhuma informação. Inclusive, uma boa dica é contar com a ajuda de um bom software emissor de notas fiscais.
Tudo isso evita surpresas e, claro, o pagamento de dívidas ou multas estabelecidas pelo governo pelo descumprimento de alguma questão fiscal.
Ah! Uma dica importante é não deixar todo esse cuidado nas mãos do contador. Esteja próximo do profissional que trabalha para a sua empresa e entenda o que acontece no financeiro do seu negócio.
- Tenha um controle de estoque eficiente
Conhecer o estoque e fazer o gerenciamento correto dos produtos do seu e-commerce são estratégias indispensáveis para ter um bom controle financeiro. Afinal, estoque é dinheiro e deve ser tratado como tal.
Por isso, sempre pense em estratégias para movimentar aqueles produtos que “encalharam” no estoque. Por exemplo, monte KITs, faça ações promocionais ou reanálise se o seu preço está competitivo.
Também vale a pena tomar cuidado para não ficar sem estoque do produto que mais vende no seu e-commerce. Para isso, se atente ao prazo de entrega dos fornecedores e seja rigoroso com o nível do estoque.
Por fim, é importante calcular como está a margem de perda e desvio de produto, além de avaliar se os custos operacionais estão altos e se há algo para melhorar no processo de logística.
Em todos os casos, uma boa estratégia é contar com a ajuda da Mandaê – empresa especializada em melhorar os processos de entrega do seu e-commerce. Conheça mais.
- Utilize um bom sistema ERP
Um controle financeiro eficiente depende de um software ERP.
É por meio dele que o empreendedor consegue acompanhar toda a gestão empresarial de maneira integrada e automatizada, o que se traduz em produtividade e eficiência.
Um bom sistema oferece recursos, como fluxo de caixa, controle de estoque, gestão de vendas, acompanhamento de fornecedores, agenda online, emissão de notas fiscais e muito mais.
Por ser completamente integrado, o sistema agiliza o seu trabalho, reduz a chance de erros e o número de burocracias dentro da sua empresa.
Por exemplo, ao registrar uma venda no ERP, ele atualiza automaticamente as contas a receber e o fluxo de caixa. Do mesmo modo, quando você lança uma nota de entrada, ele atualiza as contas a pagar e o estoque.
Além disso, o software gera relatórios financeiros, o que facilita a tomada de decisão e o desenvolvimento de ações estratégicas.
Ah! E, ao contrário do que muita gente pensa, existem ERPs excelentes com preços acessíveis, como o Simples Agenda. O software ainda oferece teste gratuito por 35 dias, sem compromisso! Vale a pena conhecer!
Aprendeu como melhorar o controle financeiro do seu e-commerce?
Ao longo deste artigo, você conferiu estratégias de controle financeiro para e-commerce. Lembre-se de que uma dica não exclui a outra! O recomendado é estudar cada tópico e aplicar as estratégias que mais atendem a sua empresa.Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que o seu e-commerce tenha muito sucesso!
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