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Growth Hacking: Como começar a aplicar em seu negócio?

Postado por Nuvemshop Acesso

Atualizado em agosto 18, 2022 por Nuvemshop Acesso

Você provavelmente já ouviu falar de Growth Hacking, mas nunca se deu conta que ele poderia ser usado em qualquer empresa online, até mesmo as menores e mais enxutas.

Já passamos por clientes e parceiros de tamanhos diversos, e sabemos que é possível aplicar a metodologia em qualquer negócio que tenha um site, aposte em redes sociais, ofereça serviços ou assinaturas e que precise de tráfego e visitas do público em suas páginas.

Ou seja, é muita gente que pode se beneficiar do growth, não acha?

Por isso, vamos abordar hoje o assunto para que você se intere desse universo, e que possa se beneficiar dessas estratégias e práticas de marketing digital.

O growth hacking permite não apenas que você venda mais, mas que na maioria dos casos, poupe recursos e possa economizar esforços quando o assunto for chamar atenção do público e de sua audiência. 

Se ficou curioso de como isso tudo funciona, é só ficar até o final!

Mas afinal, o que é Growth Hacking?

Para aqueles que ainda não conhecem, vamos explicar o processo e origem do termo.

O Growth Hacking é um conjunto de técnicas que estimulam e facilitam o crescimento de uma empresa, principalmente um negócio digital. Por se tratar de “Hacks”, os processos usados não são tradicionais, e muitas vezes envolvem pensar “fora da caixinha”.

Quem o utiliza ou contrata um profissional de growth conta, na maioria das vezes, com alguém que vai questionar muitos processos e de fato que vai encontrar falhas internas na empresa.

via GIPHY

As primeiras empresas a utilizarem o Growth Hacking começaram com estratégias de tráfego e Referral Marketing (marketing do boca-a-boca), e assim saíram do anonimato para as empresas com milhares de usuários pelo mundo.

Para os curiosos, é possível ver como essas 4 empresas cresceram com o growth e obtiveram grandes cases mundiais.

Quais os efeitos de sua utilização em um negócio?

Graças a metodologia, algumas mudanças positivas começam a ocorrer em uma empresa, tais como:

  1. Otimização de cliques e de interações em um site (conhecido como CRO – Conversion Rate Optimization);
  2. Aumento de vendas e respostas em campanhas de e-mail (aumenta a taxa de abertura e de resultados de newsletters, por exemplo);
  3. Criação de comunidades e “fãs da marca”;
  4. Melhoria nos processos de vendas e na jornada de compra

Claro que cada cenário e possíveis gargalos vão exigir certas atitudes de um Growth Hacker, que é a pessoa que cuida da área em uma empresa. Sendo assim, o tipo de ação e de otimização de um negócio vai depender de suas necessidades, ou até mesmo das reclamações da área de vendas ou marketing.

Como começar a utilizar o Growth Hacking em uma empresa?

Há algumas maneiras de iniciar ou inaugurar um setor de growth em uma empresa. Note que em alguns casos isso vai significar contratações, e em outros uma questão de apostar em talentos já existentes em uma empresa.

Mas saiba que donos de negócios digitais muitas vezes se revelam grandes growth hackers, exigindo apenas um bom curso ou mentoria, junto ao exercício da função no dia a dia.

Aqui vamos abordar 3 formas de inaugurar o growth hacking, as quais acreditamos fazer mais sentido para o contexto do Brasil:

1)Contrate alguém da área com experiência prévia

Chamar alguém que já tenha trabalhado com Growth Hacking é uma forma segura de começar a fazer as técnicas e usar os frameworks de crescimento no negócio.

Há aqueles que digam que você precisa de alguém com vasta experiência de growth, mas por se tratar de algo novo e com poucos adeptos no mercado (ainda mais no Brasil), particularmente defendo que você pode muito bem chamar pessoas com experiência de analista na área, e não necessariamente de gestores.

Claro, tudo é uma questão de budget, se sua empresa tem condições, por que não contratar os melhores profissionais?

2) Incentive o Growth Hacking de dentro para fora

Uma excelente forma de inaugurar o trabalho de crescimento e de hacks em seu negócio é fazendo ele nascer dentro de sua empresa com quem já está ali.

Como isso é feito? Cursos e treinamentos, fazendo com que as equipes já existentes possam iniciar o growth na empresa.

Alguns profissionais de marketing, por exemplo, já possuem alguns anos de experiência, e um curso ou treinamento pode prepará-lo para iniciar trabalhos de growth em sua empresa, e assim futuramente expandir a área.

Vale lembrar que em alguns casos essa “área” pode ser apenas uma pessoa, principalmente em pequenos negócios, onde não há necessidade de ter equipes grandes.

3) Crie pequenos desafios (rotinas de growth)

Essa opção é mista, e demanda um pouco das duas opções anteriores. 

Normalmente, esse é o fluxo natural das coisas: a empresa começa a aplicar growth aos poucos, e adota a metodologia em certas áreas e processos.

Imagine que você tem um blog, como esse que você está lendo. Um redator ou especialista em SEO fica sempre de olho em palavras-chave e quais tipos de conteúdo ele deve criar para trazer tráfego. 

Ao se adotar o growth, esse profissional também começaria a estudar e prestar a atenção nos elos fracos do blog, e/ou pontos de melhoria – neste caso, melhorar os botões, interações do site e possibilidades para obter o contato dos leads (usando, quem sabe, iscas digitais).

Entretanto, essa é apenas uma das possibilidades na adoção da metodologia. Há inúmeras outras formas de fazer isso no meio digital.

Essas rotinas podem envolver, por exemplo, metodologias ágeis e questões relacionadas a funções como Product owners, que em alguns momentos são parecidas com o que o analista de growth faz.

Conclusão

Abordamos de forma resumida o que é o growth hacking e como você pode se aproximar de seu vasto universo, ajudando sua empresa ou e-commerce a crescer.

Você só terá a ganhar ao aplicar tudo que você estiver aprendendo sobre o assunto, o qual vai exigir um pouco de leitura e possíveis mentorias com quem já o utiliza.

Seja como for, encontrar as falhas de seu site ou de seus processos de vendas é algo que não tem preço, e pode mudar o cenário de seu negócio como você nunca viu antes. 

O artigo de hoje foi escrito pelos nossos amigos da Growth Lovers, que ajudam empresas a crescerem com seus conteúdos de gro

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