E-commerce

Instagram vai ordenar publicações por relevância

Postado por Mandaê

Atualizado em março 16, 2022 por Nuvemshop Acesso

Sim, é muito difícil termos que nos habituar a mudanças, mas lá vai: o Instagram anunciou que será feita uma nova ordenação no feeds da plataforma.

Os usuários desse serviço de fotos e vídeos estão acostumados a um feed ordenado de forma que as fotos mais recentes apareçam no topo, mas no dia 15 a rede social anunciou que as mensagens passariam a ser organizadas por meio de um algoritmo que adivinha o que o usuário quer ver. Assim, muda do feed cronológico, que funciona desde que a plataforma foi criada, em 2010, para o feed pautado pela relevância que aquela publicação tem para o usuário. É semelhante a maneira que o Facebook faz sua ordenação, trazendo para a parte superior aquilo que julga interessante ou mais importante no seu feed de notícias.

Outro fator considerado nesse cálculo é o horário da publicação. “Isso significa que se o seu músico favorito compartilhar um vídeo do show da noite passada, a publicação estará esperando por você quando acordar, independentemente de quantas contas você segue e em qual fuso horário você vive”, esclareceu a companhia no pronunciamento oficial.

O Instagram informou que as pessoas tendem a perder 70% das fotos do seu feed devido à explosão de publicações. A plataforma dobrou o número de usuários para 400 milhões nos últimos dois anos, ou seja, apresenta feeds cada vez mais lotados já que as pessoas seguem mais contas. Por isso optaram por essa mudança.

Embora o Twitter permita que seja desativado esse recurso para optar por usar a linha do tempo tradicional, o Instagram não disse se permitirá ou não que os usuários possam manter seus feeds ordenadas de forma cronológica. “Alguns detalhes serão determinados durante o período de testes. Nós vamos ser capazes de compartilhar detalhes quando pretendermos lançá-lo de forma mais ampla”, disse a empresa.

Quando a notícia sobre a mudança no Twitter surgiu, os usuários se revoltaram e usaram a hashtag #RIPTwitter. Como era de se esperar, o #RIPInstagram ganhou força após o anúncio e alguns usuários expressaram descontentamento. A plataforma esclareceu que com o seu crescimento tornou-se mais difícil mostrar todas as fotos e vídeos que as pessoas compartilham, por isso muitas vezes os usuários não viam as mensagens que gostariam. “A ordem de fotos e vídeos em seu feed será baseada na probabilidade do seu interesse no conteúdo, o seu relacionamento com a pessoa que fez a postagem e a atualidade do post. Quando começamos, pensamos em focar na otimização de organização – todos os posts ainda estarão lá, só que em uma ordem diferente”, informou.

instagram

Mudança na ordem de publicações no Instagram causa problema para as marcas?

Ao longo dos últimos anos, milhares de empresas aderiram ao Instagram depois de perceber que os consumidores se envolviam mais com suas marcas por meio dessa rede social. O caminho de menor resistência seria seguir algo semelhante aos anúncios no Facebook.

Então, o que acontece com marcas que investiram pesado na criação de conteúdo no Instagram? Enquanto marcas maiores têm o orçamento de marketing para pagar e manter seu lugar ao sol, pequenos e-commerces e empresas podem não ter tanta sorte. Por outro lado, se a sua marca sempre obteve retorno favorável por meio dessa rede social, todo investimento é válido.

Considere essa notícia como um alerta. Caso o seu negócio dependa muito do Instagram como um canal de vendas, a aquisição de clientes está prestes a depender de um preço em vez de apenas uma foto perfeitamente editada.

Inicialmente, o novo algoritmo do Instagram será testado por um grupo de usuários e deverá ser liberado gradativamente nos próximos meses.

—————————————————————
Ei, não esqueça de fazer seus envios! :p

Gostou? Compartilhe!