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Como se calcula a taxa de conversão?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em fevereiro 22, 2022 por Talitha Adde

Você sabe se as ações da sua empresa de fato estão trazendo resultados para o seu negócio? Com a taxa de conversão, um indicador que mede o percentual de visitantes de uma loja virtual que efetuaram uma compra, é possível.

Apesar de importante, muitos empreendedores não sabem ao certo o que é essa métrica ou como medi-la em sua empresa.

Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo que você precisa conhecer sobre o assunto: o que é taxa de conversão, como calculá-la e a sua importância.

Dessa forma, você saberá como utilizar esse dado para prever o sucesso do seu negócio ou verificar se algo não está funcionando corretamente. Então, vamos lá?

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    O que é taxa de conversão?

    Taxa de conversão é uma métrica utilizada para acompanhar quantas pessoas visitaram o site do seu negócio e realizaram uma determinada ação, como uma compra.

    Se você desenvolver uma estratégia para aumentar a sua base de clientes e, com isso, realizar vendas por e-mail, a taxa de conversão, nesse caso, pode ser o cadastro na sua newsletter.

    A taxa de conversão também pode ser o percentual de visitantes que entraram em contato com você no chat do site, por exemplo.

    Como calcular a taxa de conversão?

    Para descobrir a quantidade de visitantes do seu e-commerce que se converteram em clientes, basta dividir o número de visitas pelo número de conversões. Dessa forma:

    Taxa de Conversão = número de vendas ÷ pelo total de visitas na sua loja virtual

    Por exemplo, vamos supor que depois de divulgar uma página de vendas de um produto específico, você tenha os seguintes números:

    Visitantes: 3.000

    Pessoas convertidas: 30

    O cálculo da sua taxa de conversão para essa página, portanto, seria o total de conversões, dividido pelo número de visitantes. Então, 30/3000 = 1%.

    Apesar de ser uma conta fácil, existem ferramentas como o Google Analytics que oferecem formas de rastrear a taxa de conversão. Para isso, basta utilizar o aplicativo de Acompanhamento de conversões.

    O que é considerada uma boa taxa de conversão?

    De acordo com o E-commerce Radar, a taxa média de conversão de um e-commerce é de 1,44%. E os melhores índices, segundo o Compass, chegam a 3,6%. No entanto, esses números podem mudar de caso para caso.

    Além disso, muitos outros fatores devem ser considerados antes de fazer qualquer tipo de afirmação, como visibilidade, taxa de rejeição, tempo médio no site e fontes de tráfego.

    Claro, quanto mais alta estiver a sua taxa de conversão, melhor. No entanto, independente de qual número você tenha em seu negócio, seu objetivo central deve ser conquistar uma taxa de conversão maior do que a atual e acompanhar o seu progresso.

    Por que medir a taxa de conversão?

    Ao medir a taxa de conversão, é possível analisar se todos os investimentos feitos no negócio estão sendo bem aproveitados.

    Além disso, o indicador é perfeito para entender quais ações estão dando certo e quais precisarão de uma mudança de rota.

    Por fim, acompanhar a taxa de conversão do seu negócio permite acompanhar o progresso de potenciais clientes durante a jornada de compra e identificar potenciais gargalos na operação.

    O que fazer para melhorar a taxa de conversão?

    A forma mais eficaz de melhorar a sua taxa de conversão é promover testes. Às vezes, uma pequena mudança é capaz de aumentar as vendas.

    Porém, isso só é possível se você acompanhar os números atuais, determinar o que quer testar, medir os resultados dos testes e repetir isso quantas vezes for necessário.

    A seguir, veja algumas dicas para melhorar a taxa de conversão:

    Teste A/B

    O teste A/B é uma das principais técnicas utilizadas para aumentar a taxa de conversão de um site.

    Por exemplo, se você utiliza um banner na página inicial do seu e-commerce para divulgar promoções ou uma categoria específica de produtos, você pode criar duas versões diferentes e fazer um teste A/B para saber qual tem melhor performance.

    Para decidir quais testes você deve fazer, primeiro considere o potencial aumento na receita que esse teste pode proporcionar.

    É importante testar uma hipótese de cada vez, caso contrário, você não saberá qual mudança fez diferença.

    Fique atento ao seu funil de vendas

    Às vezes, o que pode prejudicar as suas conversões é que você está conduzindo os consumidores para a compra de um produto de forma muito rápida.

    O visitante pode apenas estar navegando na internet e não estar psicologicamente pronto para comprar um item agora.

    Em seu funil de vendas, lembre-se de que é preciso conquistar a confiança do visitante da sua loja e desenvolver um relacionamento para, então, ter a compra efetivada depois de toda uma jornada.

    💡Saiba mais: Funil de vendas: uma poderosa arma de conversão

    Crie uma proposta de valor clara e atraente

    A proposta de valor é um conceito de marketing que determina se o que o seu negócio oferece realmente tem valor para os seus clientes.

    É formada por um bloco de texto com um título, subtítulo e um parágrafo de texto aliado a um bom visual, como fotos ou recursos gráficos, que deve estar na página inicial do seu site.

    Portanto, ela deve informar os benefícios da sua empresa ou dos itens que você vende. Além de ser a primeira informação que os visitantes veem na home do seu e-commerce, deve ser visível em todos os principais pontos de entrada do site.

    Ou seja, não é apenas por estética, mas principalmente para melhorar o seu valor no ciclo de vida do cliente e aumentar a taxa de conversão.

    💡Saiba mais: O que é proposta de valor e como criá-la para impulsionar seu negócio

    Tenha preços de frete competitivos

    Segundo uma pesquisa da Moosend, o custo alto de frete é o responsável por 60% dos abandonos dos carrinhos de compra nas lojas virtuais.

    Isso ocorre, porque muitas vezes o preço do frete é praticamente o mesmo ou até maior do que o preço do produto comprado. Por isso, oferecer custos de frete atrativos para o cliente final é estratégico para a loja virtual.

    A Mandaê, por exemplo, é uma plataforma de logística que trabalha com tabelas atrativas e adaptadas ao mercado, oferecendo competitividade ao lojista nos custos de frete e possibilitando melhores conversões no carrinho de compras.

    Ofereça o melhor SLA de entrega

    O Service Level Agreement, ou SLA, é um indicador importante para medir o nível de qualidade do serviço prestado pelo parceiro logístico para a loja virtual e também para avaliar se os serviços acordados em contrato estão sendo cumpridos.

    Por exemplo, no painel da Mandaê, a loja virtual consegue medir o desempenho dos seus envios. É possível consultar a quantidade de encomendas entregues dentro e fora do prazo.

    Quanto maior o número de encomendas entregues dentro do prazo, maiores serão as chances do cliente final repetir a compra no e-commerce.

    Disponibilize uma solução de logística reversa

    Segundo relatório da Narvar Consumer, 96% dos consumidores repetiriam a compra em uma empresa que oferecesse um serviço de devolução de encomenda ágil.

    Portanto, oferecer esse tipo de serviço de forma eficiente pode aumentar a fidelização de clientes em sua loja.

    A Mandaê, por exemplo, oferece o serviço de logística reversa em seu painel de ocorrências. O lojista pode fazer a solicitação e acompanhar o status quando desejar.

    Ofereça clara comunicação sobre o rastreio de encomendas

    Oferecer o acompanhamento do envio da encomenda é importante para transmitir confiança ao seu cliente final. Uma clara comunicação sobre o rastreio também permite a redução do número de chamados na central de atendimento do e-commerce.

    Quando o cliente final tem visibilidade do pedido, a experiência de compra torna-se muito mais agradável. Isso garante a fidelização e a reputação da sua loja.

    Por conta disso, a Mandaê oferece um serviço de rastreamento chamado Rastreaê, que permite que o usuário acesse o histórico e a situação detalhada de todos os pedidos.

    Se você ainda não é parceiro da Mandaê, então conheça todas as vantagens de utilizar nossa plataforma digital e aumente a sua taxa de conversão.

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